Renata Cruzeiro Ribas
Fisioterapeuta Cardiovascular | CREFITO 4/118.842F

Fisioterapia Especializada em Reabilitação Cardíaca
renata@reabilitacaocardiacabh.com.br| (31) 99289-0092

Como Funciona

As doenças cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca, continuam sendo a principal causa de mortes no mundo, de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde.

O que é o Programa de Reabilitação Cardiovascular e como ele ajuda na prevenção das doenças cardíacas?

Reabilitação Cardiovascular é um conjunto de atividades específicas que visam restabelecer o portador de doença cardíaca ao seu nível máximo de atividades cotidianas e esportivas, compatível com a capacidade do seu coração, além de proporcionar uma nova condição física, psicológica e social. A Fisioterapeuta especializada em Reabilitação Cardiovascular, Renata Cruzeiro, atua na prescrição de um programa de exercícios físicos direcionado para a necessidade de cada indivíduo. O paciente é submetido a uma avaliação inicial e os exercícios são supervisionados, controlados e monitorados durante todo o programa. Exercícios aeróbios, de fortalecimento da musculatura periférica e respiratória, de flexibilidade, de equilíbrio, de relaxamento, dentre outros fazem parte das sessões. Realiza-se também a monitorização da frequência cardíaca, da pressão arterial e saturação periférica de oxigênio. Ao final de um Programa de Reabilitação Cardiovascular os benefícios são nitidamente percebidos: melhora da capacidade funcional refletida em diminuição no cansaço para realização das atividades do dia a dia e esportivas, redução do risco de morte súbita por infarto, diminuição dos níveis de gordura corporal total, segurança para o retorno às atividades de lazer, alcance de uma nova condição de saúde física, psicológica e social.

A quem se destina o Programa de Reabilitação Cardiovascular?

O programa de Reabilitação Cardiovascular é direcionado à pacientes encaminhados por médicos e deve ser considerada como parte integrante do tratamento de doenças relacionadas ao coração. Os perfis de pacientes são:


Clínicos


Pacientes com alto risco para desenvolvimento de doença cardiovascular

- Idosos
- Diabéticos
- Hipertensos
- Dislipidêmicos (colesterol e triglicérides alto)
- Obesos
- Tabagistas
- Sedentários
- Portadores de insuficiência cardíaca
- Síndrome Coronariana (angina e infarto)
- Doença vascular periférica
- Estressados

Cirúrgicos


Paciente submetidos a cirurgia cardíaca

- Revascularização do miocárdio (Ponte de safena)
- Troca de válvulas cardíacas
- Angioplastia
- Transplante cardíaco

Prevenção das doenças cardiovasculares

As doenças cardíacas podem ser prevenidas evitando ou mantendo sob controle os principais fatores de risco: a obesidade, o tabagismo, o colesterol alto, o diabetes, o estresse, a hipertensão arterial e, principalmente, o sedentarismo. Ainda que exista a predisposição genética para o desenvolvimento de uma doença cardiovascular é possível controlá-la e alcançar benefícios na qualidade de vida com a prática de atividades físicas regularmente, controle do peso, alimentação balanceada, enfim, adotando um estilo de vida saudável.

Agende uma visita, conheça o consultório e a profissional Renata Cruzeiro.
Você vai se surpreender com a forma diferenciada de atuar. E ainda mais com os resultados.